Controle de Brocas

Controle de Brocas

Dentre os insetos xilófagos, dois grupos são os principais responsáveis por danos causados às madeiras, nas mais diferentes situações onde essa matéria-prima é utilizada.

Combate as Brocas

Sob a denominação de brocas de madeira, encontra-se um grupo de insetos compostos por milhares de espécies, na sua maioria xilófagas. Estes insetos são freqüentemente confundidos com cupins, especialmente com os cupins de madeira seca, por também expelirem resíduos das peças atacadas. O ataque por brocas de madeira se inicia quando a fêmea adulta deposita seus ovos na madeira. Destes ovos, eclodem as larvas que irão se alimentar daquele substrato até atingirem o estágio de pupa quando, então, se transformam em adultos. A fase larval é a mais longa da vida do inseto e a principal responsável pelos danos causados à madeira. Uma vez transformados em adultos, e essa transformação dá-se, normalmente, próximo à superfície, os insetos perfuram a madeira saem para o meio externo. Fora da madeira, machos e fêmeas se encontram e acasalam, e as fêmeas voltam a depositar seus ovos, ou na mesma madeira, ou em outra.

A época em que os adultos saem da madeira é quando, mais facilmente, percebemos o ataque. Observa-se um orifício em torno do qual, ou nas suas proximidades, encontramos acumulada uma serragem, também denominada de resíduos ou pó de broca, que é resultante da escavação feita pelo adulto para sair da madeira. A madeira é a fonte de alimento para a maioria das brocas, sobretudo o amido contido nesse substrato. O desenvolvimento desses insetos é também influenciado por outros fatores, dentre os quais, a temperatura e a umidade, em maior ou menor grau dependendo da espécie.

Dedetizaçao Organica, dedetizaçao DF, dedetizaçao Brasilia,Dedetizaçao Brasil.